O Pitoresco Caso do Ombro Congelado


Ele chegou cedo na clínica de fisioterapia. Por volta das 8 h, conforme estava marcado. Estranhou o fato de não ser sua fisioterapeuta que o estava aguardando. "É aniversário da filha dela", disse a substituta.

Ok, vamos lá.

Fazia algum tempo que estava com um problema no ombro direito. Depois de três ortopedistas e mais três exames de imagem, o diagnóstico foi de "capsulite adesiva". Estranhou o nome. "Pode chamar também de ombro congelado" informou um dos médicos. Essa denominação não melhorou muito a percepção de estranhamento. Parece que inventam novas doenças três vezes por semana.
"Uma inflamação de causa desconhecida que regride com o tempo, fique tranquilo, mas tenha paciência e siga o tratamento".
O médico receitou um remédio. Ele leu a bula. Era para psicose, surtos, etc. Atuava no sistema nervoso central. "Doutor há algo errado. Me receitou um medicamento que não tem nada a ver. Eu não estou alucinado. Pelo menos por enquanto".
Pacientemente lhe foi explicado: "o princípio ativo é para isso mesmo ou era. Depois viram que não fazia quase nenhum efeito para psicoses, mas acidentalmente descobriram que aliviava dores e melhorava quadros como o seu. Passou a ser remédio de referência para esses casos de capsulite".
Huummm...
Aceitou tomar mas como uma dosagem reduzida. A bula era assustadora, como todas as bulas. Vai que tem efeito contrário e ele pira de vez...

Mas o fato é que realmente os movimentos do braço estavam restritos, o ombro estava parcialmente "endurecido" e não era bem aquela parte de sua anatomia que ele desejava que permanecesse assim por longos períodos: "Doutor, se eu tivesse tomado aquela pílula azul poderia dizer que foi ela que errou de endereço!". O ortopedista deu uma boa gargalhada. "Fisioterapia", receitou ele em complemento ao medicamento. "Evite fisioterapeutas mulheres e bonitas, senão o ombro pode endurecer mais". E voltou a gargalhar. Bem, quem primeiro fez a piadinha foi ele, agora tinha de aguentar.

Havia começado o tratamento há um mês e os resultados estavam sendo bons.
Naquele dia a fisioterapeuta substituta perguntou qual ombro, ele apontou o ombro esquerdo - o da tatuagem (já esmaecida pelo tempo, precisando de muitos retoques) do sol com uma Clave de Sol dentro - conversando sobre temas diversos ao mesmo tempo ouvindo um blues que tocava na pequena caixa de som. "Blues em uma clínica? Fato raro...". Era Eric Clapton. "Bell Botton Blues".
A fisioterapia consistia em manipulação do ombro e do braço, forçando um "descolamento". Extremamente doloroso. Quase uma seção de tortura dia sim dia não.
No entanto, naquele dia ele não sentiu nada e o braço parecia ter os movimentos já normalizados. Ficou intrigado: "Não era um tratamento demorado? Será que aconteceu um pequeno milagre com uma melhora de 100% de um dia para o outro? Ou será a fisioterapeuta substituta que tem um método diferente?".

A manipulação terminou e foi colocada bolsa de água quente como parte do tratamento, ali bem junto da tatuagem.
Fechou os olhos, relaxou ouvindo o blues, quase pegando no sono.
Eis que abre os olhos repentinamente, afasta a bolsa de água quente, senta-se na cama com um misto de incredulidade e raiva.
A fisioterapeuta, que estava ao lado atendendo outro paciente, olha meio que assustada para ele e pergunta o que estava acontecendo.
Ele olha para ela já resignado e diz apenas: "Te indiquei o ombro errado!".



P.S.: A historinha engraçadinha ficcional acima não tem nada de ficcional. Aconteceu. E foi comigo! Podem rir. :)

Comentários

  1. Quá, quá, quá, quá...
    Rindo até o ano que vem seu Marquinho!
    Isso foi o remédio que você falou! Tá te deixando meio louco! Uá, uá...
    Só você mesmo pra descrever essa de forma tão brilhante! Abraço do seu fã!

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKK
    Não aguentei foi o episódio com o médico, da falha de endereço da pílula azul!
    Ótima Marcos. Adorei seu texto. Precisa escrever essas crônicas em livro.
    Melhoras.

    ResponderExcluir
  3. É mas não pode ficar errando de ombro se não não melhora. rsrsrs
    Gostei do Eric Clapton!

    ResponderExcluir
  4. Hehehe... Divirtam-se. Eu mereço.
    Obrigado pelas palavras de incentivo. Em que pese a falha levemente idiota deste que vos fala. :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Onde vc anda com essa cabeça? Hahaha !!! Ótimos, texto e música.

    ResponderExcluir
  6. Devia estar dando um daqueles voos imaginários. Ou, como disse o Thiago, efeito do medicamento. Ou apenas um episódio pontual de idiotice extrema! Hahaha...

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos!
    Ri muito aqui.
    Você sabe contar bem histórias que seriam banais se contadas de outra forma. Essa é a diferença. Adorei. E continuo rindo dessa sua viajada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Rsrs.. Que bom que gostou Lúcia! Foi uma viajada e tanto. A fisioterapeuta deve estar rindo até agora (mas na hora ela não riu não). Bj.

    ResponderExcluir
  9. Seus textos são sempre excelentes Marcos! Mas este foi real e sensacional. Rimos muito juntos não foi mesmo!? haha!! Só "Gesuiz" na causa.

    ResponderExcluir
  10. Hahaha... É verdade Dácia!
    Rimos muito mesmo!! Também, uma história surreal desta...
    Obrigado! Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rindo com o nome dos Blocos de Carnaval

Amigo É Pra Essas Coisas

As lembranças e o agora