O Babado
Nesta tarde de sexta-feira, logo após o almoço, me sentei em frente do Notebook para atender aos pedidos. Ocorre que algo estava em minha mente com relação a este tema. Comecei a me lembrar vagamente que já havia escrito sobre isso. Mas quando e onde? O primeiro lugar para procurar, obviamente, foi aqui nos arquivos do Blogger (o aplicativo onde escrevo antes de publicar). Fiquei surpreso ao verificar que já postei cerca de 230 textos neste espaço ao longo desses anos. Dá pra fazer uma coletânea das crônicas mais interessantes e publicar em livro físico. Para quem conheceu o Impressões agora e tiver vontade de ler os textos anteriores, clique no link https://impressoesdemarcos.blogspot.com/, salve a página e terá acesso a todo material.
Sobre "Rumours", consegui encontrar. Foi publicado em 22 de maio de 2015. Como lá se vão mais de 10 anos e nem eu lembrava dos detalhes, resolvi repostá-lo sem modificar nada do original. Na verdade se eu fosse tentar melhorar alguma coisa - por característica minha - eu reescreveria tudo!
Então vamos relembrar a história...
Casamentos, relações, rompimentos, problemas, música. A arte imita a vida. A vida imita a arte.
Existem muitas histórias inusitadas envolvendo a produção musical dos últimos 50 anos.
Uma das mais incríveis foi a da gravação do disco "Rumours" do grupo anglo-americano Fleetwood Mac, lançado em 1977.
Esta banda existia desde fins dos anos 1960 e passou por diversas mudanças de formação e estilo. Só as histórias de como essas mudanças ocorreram já daria um longo e ótimo artigo - o que mostra a tendência da banda para tudo o que era fora do rotineiro - mas vamos nos centrar agora apenas no citado disco.
A história da gravação do álbum ganhou notoriedade e atravessou décadas por um motivo especial: é considerado pelos críticos um dos melhores discos da história do Pop/Rock, sendo incluído em qualquer lista de "Discoteca Básica". Além disso, o LP vendeu mais de 40 milhões de cópias e colocou, no mínimo, quatro músicas nos Top Charts dos EUA e Reino Unido, fato só superado pelos Beatles até então.
Mas o que aconteceu durante a gravação de "Rumours"? Muitos rumores e muitos fatos reais que impossibilitariam a sua gravação. No entanto não só ele foi gravado como é considerado até hoje uma obra-prima pop.
Conclui-se que as dificuldades, os fatos ruins, a forma como teve de ser feito, foi o motor que resultou naquelas canções.
O grupo então era centrado em dois casais: o baixista John McVie e a tecladista e vocalista Christine McVie; o outro casal era o vocalista e guitarrista Lindsey Buckingham e a vocalista Stevie Nicks.
Completava a banda o baterista Mick Fleetwood.
Fato 1: quando entraram em estúdio para gravar "Rumours" o casal Buckingham/Nicks estava se separando de forma litigiosa. Quase não se falavam e havia um clima horrível entre eles.
Fato 2: embora ainda não oficialmente o outro casal, John e Christine McVie, também estava passando por sérios problemas conjugais.
Fato(s) 3: Muitos boatos que nunca foram devidamente esclarecidos. Alguns deles:
O baterista Mick Fleetwood era casado com Jenny Boyd. Quem? Trata-se da irmã mais nova de Pattie Boyd. Quem? Aquela que foi pivô da celeuma envolvendo a paixão de Eric Clapton por ela. Que então era casada com o beatle George Harrison, melhor amigo de Eric... (outra história complicadíssima que já contei no Blog do Luiz Felipe Muniz, em 2011, cliquem no link para ler). E aí? A Jenny também estaria naquele período apaixonada pelo melhor amigo de Mick! Eles tinham então dois filhos bem pequenos.
- Talvez por isso, fala-se que Mick Fleetwood estava tendo caso com a vocalista Stevie Nicks. Lembrando: que era casada com o amigo guitarrista Lindsey Buckingham, da mesma banda!
- Contribuindo para a confusão ou como fuga dela, drogas eram consumidas aos quilos por todo(a)s no estúdio durante todo o período de gravação e mixagem do disco. Ao que parece eles só conseguiam compor e gravar em conjunto movidos à substâncias químicas, pois fora isso mal se dirigiam uns aos outros e quando se dirigiam entravam em rota de colisão.
Mac: "a banda chegava por volta de sete horas da noite, faziam uma grande festa particular com convidados até uma ou duas da manhã e então, quando eles já estavam exauridos e doidões, começavam a gravar"
Fica então o mistério insondável: como conseguiram compor e gravar músicas tão lindas neste estado de coisas?
"Cada música, cada frase, mantém sua crueza e seu poder emocional imediato, razão pela qual 'Rumours' tocou num nervo exposto quando de seu lançamento em 1977 e tem, desde então, transcendido sua Era para tornar-se um dos maiores e mais atraentes álbuns de música pop de todos os tempos." (Stephen Thomas Erlewine, editor do site especializado Allmusic).
Wikipedia: "Em 2004, a revista especializada on line Slant Magazine elogiou o Mac por transformar frustrações românticas e turbulências pessoais em "um clássico eterno". Em 2007, a crítica Daryl Easlea, da BBC, considerou o resultado sonoro do disco como "quase perfeito", "como um milhar de anjos beijando você suavemente na testa".
Em 2004, a revista norte-americana Rolling Stone colocou Rumours no 26º lugar em sua lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos e, na sua avaliação do disco, diz que o Fleetwood Mac "transformou um tumulto privado numa brilhante e melódica arte pública."
Esse disco foi lançado no Brasil no ano seguinte de sua produção, em 1978, há exatos 37 anos. Me lembro que na época algumas músicas alcançaram sucesso nas rádios, sobretudo "Dreams" e "You Make Love Fun". Naquele período o que tinha mais destaque eram os sons "discoteque" e embora essa não fosse uma produção da "Disco Music" as citadas músicas - por sua batida rítmica - foram muito tocadas nas festinhas e boates. Good times...
Para finalizar, uma informação interessante: 38 anos depois de toda essa história - 37 depois da separação - o Fleetwood Mac está agora, em 2015, reunido, realizando shows!
Quem diria. Ao que parece a vida vai dando a dimensão correta de cada coisa com o passar do tempo.
Vida que passa...

Essa história é incrível!
ResponderExcluirNão imaginava que vc tinha escrito tanta coisa! Vou maratonar este fim de semana 😃
ResponderExcluir