Outono, Quarentena e o Número 65

Houve um tempo em que não havia Internet. O venerável prof. Google, hoje onipresente, nem tinha nascido. As pessoas não lembram disso mas juro que existiu essa época. Sim, eu vivi aqueles tempos. Daqui a pouco vocês saberão a minha idade. Confessarei.

Se precisasse pesquisar algo para satisfazer sua necessidade de estudos ou curiosidade tinha que se dirigir a um ambiente fechado chamado Biblioteca, onde existiam centenas de volumes em papel chamados livros. Aqueles que tinham nascido em berço esplêndido tinham em casa um patrimônio chamado enciclopédia, arqueologia pré www. A mais famosa era a Barsa que custava uma pequena fortuna.

Em uma dessas antigas eras me lembro que andava curioso sobre este período do ano que estamos atravessando. Quaresma. Não necessariamente o significado religioso mas esta medição de quarenta dias depois do quarta-feira de cinzas, além do nome. Porque 40? A igreja esperava a LIESA (olhem no Google para saber o que é isso!) marcar a data do carnaval para fazer a conta de quando seria a Páscoa? Havia algo de errado nessa história.

Demorei mas consegui desvendar tal mistério. Não me lembro como. Eu nem era Católico na época e nem tinha a Barsa. A bem da verdade eu nem sei se o que descobri é fato, nunca perguntei ao ilustre Google se é isso mesmo, ficou registrado na memória e eu lhes conto o que sei.

Em uma época imemorial, houve um Concílio (pesquisem!) que buscou unificar a data de comemoração da ressurreição de Cristo. Depois de muitos debates e polêmicas - até porque não havia tradução simultânea lá pelos idos do Século IV - designou-se que o primeiro equinócio do ano seria a data chave. Tá bom, isso eu explico. Equinócios são as datas de entrada das chamadas "meias estações", outono e primavera. Nestes dois dias do ano o sol cruza a linha do Equador no paralelo 0, a incidência dos raios é igual nos dois hemisférios e a duração da claridade e da escuridão é exatamente a mesma, de 12 horas.

No hemisfério sul é a entrada do outono, no norte, da primavera. Bem, por aqui o outono começa entre os dias 20 e 21 de março. Registrado o equinócio, verifica-se quando vai ser a primeira lua cheia depois desta data. O primeiro domingo depois desta primeira lua cheia depois do equinócio do outono vai ser a Páscoa. Determinada a data contam-se os 40 dias anteriores. Vai ser o início da Quaresma. O carnaval então tem de terminar exatamente no início deste período (mas os baianos não estão querendo respeitar isso). Por causa dessa contabilidade mística - provavelmente baseada em eventos pré-cristãos pois estamos falando da mãe natureza - carnaval e Páscoa são datas móveis, bem como Corpus Christi. Pelo que sei a LIESA não participou do Concílio mas acatou a decisão. Concluíndo, é exatamente o contrário do que eu pensava. Ainda bem.

Quaresma significa quadragésima, de onde vem quarentena. Os cristãos devem guardar respeito especial por esse período, de preparação para a data mais importante da cristandade (Natal é a segunda, ao contrário do que se pensa). Mas porque 40? Este número aparece diversas vezes na Bíblia, tanto no Velho como no Novo Testamento. Digitem no Google: "Significado do número 40 na Bíblia", ok?

O equinócio de outono é uma data especial para mim e não só por causa da quaresma É que lembra que minha data natalícia está próxima. Sim, dei sorte de fazer aniversário na estação que acho mais bonita do ano. É quando as temperaturas começam a baixar, o céu adquire uma tonalidade azul mais forte, as nuvens costumam estar presentes sem que o sol suma por completo. A atmosfera costuma dar a impressão de estar mais limpa. Isso é percebido mais intensamente se você tem a oportunidade de estar próximo da natureza. Falo do mar, da serra, da vegetação e do céu. Nunca deixe de dar uma olhada no céu, sobretudo no outono.

Costuma-se vincular, de uma forma poética, o outono à idade madura. "O outono da vida". Sempre achei interessante essa ilação mas agora, prestes a completar 65 anos, não sei não. A OMS diz que nos países desenvolvidos este é o marco da entrada na terceira divisão, quer dizer, terceira idade. Nos em desenvolvimento eu já estou há quase cinco anos! Tudo bem, a idade está na mente e no tipo de vida que você leva ou pretende levar. Preciso avisar isso a minha memória e ao meu abdômen, eles não estão sabendo. E a cardiologista anda pegando no meu pé, as carótidas não estão 100%.

É necessário esclarecer também que, ao contrário daquele concílio e da LIESA, não tenho o poder de fazer de meu aniversário uma data móvel. É 15 de abril e pronto. E eu que trate de aceitar os 65 de bom grado pois a outra opção não é lá muito animadora. Por mais cristão que eu seja.

Comentários

  1. É desse jeito mesmo. Tem de aceitar o tempo. Eu nunca me acharei velha. Enquanto estiver viva, estarei viva. O problema é mesma a saúde mas sobre isso temos controle apenas parcial e bota parcial nisso. Parabéns pela crônica tão agradável de ler. Pena que acaba logo. Quando vai publicar seu livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar Alice. Isso sempre enriquece nossas postagens. Sobre o livro, está nos planos!

      Excluir
  2. Nunca imaginei de como era essa história da quaresma. Interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Acredito que muita gente não saiba a origem desse período
      Obrigado por comentar.

      Excluir
  3. Amei saber essa história, não tinha esse conhecimento, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, entender essas datas é complicado, pois na verdade o Concílio entre outros assuntos tratados, tentou juntar as datas religiosas dos Romanos com a nova religião proposta, como é o caso do dia da missa semanal , Domingo, dia destinado a adoração da Deusa do povo
    Romano , tendo também nesse
    mesmo Concílio alterado diversas datas, como dizem os profundos estudiosos,

    ResponderExcluir
  5. O Tempo passa meu Amigo, o meu tá bem rápido, voando, mas como as estações, vamos mudando e nos moldando a elas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rindo com o nome dos Blocos de Carnaval

Amigo É Pra Essas Coisas

As lembranças e o agora