Impressões sobre o período momesco

Ia escrever algo sobre "carnavalescos" e "não carnavalescos" nesta sexta pré-feriadão, quando me lembrei que ano passado havia postado um texto que desenvolveu tema semelhante. Na verdade, espécie de dicas para atravessar e curtir o período. Resolvi copiar e colar, adaptando a apenas a data.
Este ano talvez vá para um "local bucólico, junto à natureza", na serra.
Mas cada um se programa da melhor forma possível. Aproveitar a parada porque a quarta-feira de cinzas é logo ali. E aí é entrar no período que precede a Páscoa, com muita fé em momentos melhores para todos.
Em tempo: postei artigo novo sobre superação de crises lá no Blog do Luiz Felipe Muniz.

Carnaval: curtição e descanso
A festa do carnaval... para quem gosta.
Começa hoje, nesta sexta-feira, dia 05 de fevereiro, o Carnaval 2016. Na verdade já começou desde a semana passada. E provavelmente vai perdurar até depois da quarta-feira de cinzas, pelo menos em alguns lugares.
Para os grandes foliões, inveterados ou não, este é o grande momento do ano, o mais aguardado.
E dá-lhe trios elétricos, escolas de samba, blocos.
Me lembro que na sexta de carnaval era o dia preferido dos "Blocos de Sujos", que tocavam marchas e desfilavam com fantasias improvisadas. Não sei se essa tradição suburbana ainda persiste mas eu fiz parte dela, em tempos quase imemoriais.
Praia vazia no carnaval? Só se chover muito!
Foto de Nando Almeida 
A questão é que existem também os "não foliões", muitos extremamente avessos ao Reinado de Momo.
É claro que esses darão o seu jeito. Se puderem se refugiar em um local bucólico junto à natureza, ótimo.
Mas podem montar um "bunker" em casa mesmo. Fazendo um estoque de alimentos, bebidas, livros, filmes, discos, etc.
As opções existem para quem quer fugir das ruas quentes e barulhentas, do cheiro de xixi, de foliões que exageram no álcool, dos tráfegos impedidos, dos beijos 'mononucleóticos' (rs).
Eu montei algumas estratégias, uma vez que faz um bom número de anos que abandonei o  posto de frequentador da Marquês de Sapucaí, dos salões de bailes de carnaval (quando isso existia) e dos blocos (quando era uma brincadeira tranquila e segura e não dependia tanto de vodka com energéticos).
Então serve como dica (ou 'guia de sobrevivência') a de ir ao supermercado e hortifruti até no máximo hoje. Faça a sua programação "gourmet" para os próximos cinco dias e leve a lista do que vai precisar comprar. Não esqueça da cerveja e das frutas para preparo da caipiríssima (compre vodka de boa qualidade, ok?), se gostar. Nem das carnes para o churrasco, se gostar.
Churrasqueira e 'chuveirão': boa opção
Como o refúgio praiano fica a cinco minutos (a pé) do mar, até dá para ir na praia em determinados horários mas, dependendo da distância que estiver, verifique antes se vale à pena o deslocamento, considerando também a frequência no local. Piscina (do clube, do prédio ou da casa) ou 'chuveirão' podem ser uma ótima opção se fizer calor desértico.
O mesmo cuidado com a questão dos deslocamentos tem de se dar também se quiser ir a cinemas, restaurantes ou qualquer outra opção fora do "bunker".
Dicas de livros já foram dadas aqui recentemente e com relação à filmes as melhores opções em cartaz no momento são os indicados ao Oscar. Isso se resolver ir ao cinema. DVDs, Blu-Rays e canais por assinatura são as opções caseiras. Inclusive tem alguns canais que vão fazer maratonas de filmes (por assuntos) e séries. Pesquisem.
No mais, aproveitem o feriadão de carnaval, foliões ou não, com uma programação de acordo com seu perfil e possibilidades.
Em tempo: para os três ou quatro que se interessarem, postaremos algumas "impressões" aqui no blog durante o período momesco. Mas não serão sobre carnaval. Nem política. Depois daremos uma desacelerada.
Bons filmes e livros, ar-condicionado, cerveja e caipivodka podem estar na lista do feriadão

Comentários

  1. EU VOU "PULAR" O CARNAVAL. FICAR QUIETINHA EM CASA VENDO FILMES, LENDO E OUVINDO MÚSICA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Obrigada pelas dicas, meu amigo.bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço sua presença aqui no blog amiga!

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço sua presença aqui no blog amiga!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rindo com o nome dos Blocos de Carnaval

Amigo É Pra Essas Coisas

As lembranças e o agora