Parasita em Vertigem: Palpites Sobre o Oscar 2020

E chegamos ao Oscar.
As críticas em relação à festa e aos prêmios tem suas razões históricas. Mas há de se reconhecer que a Academia de Ciências tem tentando dar uma renovada nos seus milhares de eleitores, buscando um reconhecimento mais real e plural.
Neste ano vejo, por um lado, um avanço na indicação de menos blockbusters e, por outro, um retrocesso no que tange a participação daqueles que sempre foram minorias, como mulheres na direção e negros na atuação e direção. Por exemplo, cadê Eddie Murphy e "Meu nome é Dolemite"? É lugar comum que o Oscar não tem como indicar obrigatoriamente os melhores filmes do ano anterior. Nenhum festival ou premiação teria condições de fazer isso. E sabemos que Oscar é, antes de tudo, uma festa de Hollywood. Para o cinema independente tem o Sundance.
Dito isso, cabe ressaltar que vejo menos "oba-oba" entre os indicados e alguns itens surpreendentes estão no páreo.

A maior surpresa foi a indicação do magnífico coreano "Parasita" para concorrer em dois quesitos: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Uma realização que fala de uma maneira tão impactante e cinematográfica da questão da desigualdade social (no caso da Coreia do Sul) não estaria no radar do Oscar há algum tempo atrás.
De forma diferente "Coringa" aborda tema semelhante, colocando em xeque a meritocracia dos super-heróis da América "branca" e rica, esses sim bancados pelo governo.
Ver Martin Scorsese indicado, dirigindo aquele timaço de masters em "O Irlandês", é sem dúvida, motivo de grande satisfação.
Possivelmente quem vai levar o título de Melhor Diretor seja mesmo Sam Mendes com o ótimo e também imperdível "1917" que é o mais cotado para levar o prêmio de melhor filme, mas eu gostaria de ver o Martin lá no palco. "1917" é o típico filme que a Academia gosta de premiar. Realmente uma aula de como colocar o espectador dentro da batalha. Filme para ser visto no cinema.
Quem eu tenho certeza (e acho que todos) que estará lá em cima é o Joaquim Phoenix. Não se trata apenas da melhor atuação do ano mas uma das melhores da história do cinema. E tomara que dê um esporro geral, detonando Trump, responsabilizando a quem de direito sobre a crise climática, Hollywood, etc.
Sobre o item Melhor Atriz não vou me posicionar pois infelizmente não consegui ver a tempo a atuação de Renée Zellweger em "Judy" que dizem estar fantástica. Adorei Scarlett Johansson nos dois filmes em que foi indicada, os ótimos "Jojo Rabbit" e "História de um Casamento".

No mais a torcida para que "Democracia em Vertigem" leve a estatueta é imensa mas o prêmio já veio, com a incrível indicação, que abriu as portas para que o mundo entendesse o que aconteceu e o que está acontecendo no Brasil nos últimos anos. 
Petra Costa está há duas semanas nos EUA dando entrevistas diárias para jornalistas de todo o planeta e participando de eventos e congressos.
As maiores apostas para Melhor Documentário estão sendo para "American Factory", financiado pela produtora do casal Obama. 
Pelo tema, pelos envolvidos e pelo fato de que a maioria dos votantes é americana esse favoritismo é realmente um fato. No entanto, como documentário, registro histórico e a forma como isso foi feito, "Democracia em Vertigem" é muitas vezes superior.
Se "Democracia em Vertigem" tem a minha torcida por motivos óbvios não é diferente minha posição com relação à melhor filme: gostaria que "Parasita" levasse uma das estatuetas! Há de se considerar ainda que todos os outros indicados merecem atenção especial: "Adoráveis mulheres", "Era uma vez em Hollywood" (outro ótimo do Tarantino), "Ford vs Ferrari", etc. Não dá pra comentar todos aqui nem é esse o propósito do artigo.
Vamos é conferir a festa hoje!

Música: só há premiação para trilha sonora original e canção original. Mas música no cinema em 2019 sem dúvida foram as canções de Elton John no emocionante "Rocketman", que vai concorrer com "(I'm gonna) love me again". 

Onde assistir: o canal E! começa a transmitir o "tapete vermelho" a partir das 18:30 h e a TNT a partir das 20:30 h. A premiação começa às 22 horas.

Dicas:
"Ainda não viu algum filme do Oscar 2020?
Dá para tirar o atraso durante o fim de semana, antes da cerimônia às 22h.
Para os assinantes Netflix: na plataforma há “O Irlandês” e “História de Um Casamento”, indicados a vários prêmios, inclusive o de Melhor Filme do ano. Também há “American Factory” e o brasileiro “Democracia em Vertigem”, indicados ao Oscar de Melhor Documentário. A animação “I Lost My Body” e "Klaus" também estão na plataforma de streaming e concorrem a Melhor Animação.
No Google Play Filmes (mesmo catálogo do “Filmes no YouTube”) dá para alugar ou comprar filmes como “Coringa”, “Era Uma Vez em Hollywood”, “Ad Astra”, “O Rei Leão”, “Rocketman”, “Toy Story 4”, “Vingadores: Ultimato” e “Dor e Glória”, todos indicados em pelo menos uma categoria. Para quem quer correr até o cinema mais próximo, vários filmes, indicados em diversas categorias, estão em cartaz nos cinemas de diversas cidades: “Judy”, “Jojo Rabbit”, “1917”, “O Escândalo”, “Parasita”, “Adoráveis Mulheres”, “Um Belo Dia na Vizinhança” e “Era Uma Vez em Hollywood” estão com sessões." (Exame).

Comentários

  1. Grandes dicas para os atrasados como eu!!
    Valeu Marquinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o texto vai te ajudar a escolher bons filmes pra ver. Um bom filme, como um livro e uma música, é sempre uma viagem. Grande abraço amigo!

      Excluir
  2. Jamari França no Facebook:

    "Sabemos que a vitoria de Democracia em Vertigem é bastante difícil, mas pensei se haveria a possibilidade de uma votaçao ideológica diante do desgaste internacional do governo de Seu Messias. Daí perguntei para quem entende, a colega Ana Maria Bahiana, que mora em Los Angeles, escreve sobre cinema há 33 anos, e é membro votante do Globo de Ouro.

    - Pode tirar a política da parada. A Academia é a maior "não me meta em encrenca" que existe neste planeta. Principalmente em questões internacionais.
    Ela explicou sobre a indicação:
    - Nem mesmo no nivel de indicação a questão foi estritamente politica - o departamento de documentaristas estava deliberadamente procurando documentários dirigidos por mulheres que focassem em questões internacionais. Se olhar para os indicados, vc vai ver esse ponto em comum.
    E mais:
    - Não creio que a Academia tenha esse nivel de envolvimento em política, especialmente fora dos EUA.É bom lembrar que, na reta final, votam todos os mais de 7 mil membros. E muitos votam sem ver.

    Entendi. Acho que a indicação foi suficiente, repercutiu bastante no exterior e no Brasil, a ponto de golpistas e bolsonaristas soltarem sua raiva contra a autora, Petra Costa. E mais ainda, se não vencer pouco importa, já foram desmascarados internacionalmente,
    Nesta quinta-feira às 18h o Circo Voador exibe de grátis o documentário.

    Obs. Ana foi pioneira do jornalismo rock nos anos 70 e é minha ídala."

    ResponderExcluir
  3. Olá Marquinhos, tudo bem? Só pude ler hoje...

    Agradeço por nos brindar com uma ótima postagem, rica, oportuna e diria até, profética, haja vista o resultado das premiações desse ano.

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo. Agradeço as palavras e a participação aqui no blog. Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rindo com o nome dos Blocos de Carnaval

Amigo É Pra Essas Coisas

As lembranças e o agora